terça-feira, 23 de setembro de 2008

Visita à Biopalma, Moju, PA

Moju é uma das principais áreas de produção de dendê no Pará e no Brasil. Fica a aproximadamente 3 h de carro de Belém. O caminho é lindo, com castanheiras gigantescas, rios maravilhosos e muito muito verde. Tive uma aula sobre Amazônia e sobre dendeicultura com o diretor técnico da Biopalma, Lúcio Guimarães, que é um mineiro igualmente apaixonado pelo Pará. Aprendi que implantar uma área de produção de dendê é quase uma operação de guerra. O sucesso depende de um planejamento preciso no recebimento das sementes e seu plantio.

Pré-viveiro pronto para receber sementes.
Viveiro
A cada dia que passa, me impressiono mais com a Amazônia. Sou paulista de nascimento e vivi a vida toda no eixo sul-sudeste... mas estas minhas viagens para a região norte cada vez mais me convencem que eu tinha uma visão muito, mas muito limitada de Brasil.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Amigos acreanos

Considero-me uma pessoa privilegiada. Ou de sorte, como muitos dizem. Poder viajar por este meu Brasil e conhecer as peculiaridades de cada estado é algo realmente maravilhoso. E é ium país grande, imenso... e multidiverso. Esta semana, conheci Rio Branco, a capital do Acre e um dos estados mais jovens do país que, antes, era território boliviano. Rio Branco tem cerca de 300 mil habitantes e me pareceu, acima de tudo, muito limpa, muito caprichada. As avenidas são bem cuidadas, há áreas de lazer, áreas verdes... muito bom mesmo. O povo é muito acolhedor, com forte espírito de cooperação. Foi um privilégio e um prazer passar os 4 últimos dias por lá, espero ter oportunidades de voltar.

Com Paulo Viana e Oder Gurgel, ambos do IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal)







com Manoel Mendes (da Superintendência Federal da Agricultura no Acre)

Responsabilidade no uso de agrotóxicos é tema de Seminário no Acre

A Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, participou do Seminário Regional de Agrotóxicos, realizado em Rio Branco, Acre, pelo Ministério da Agricultura e pelo Governo do Estado. O evento aconteceu junto com o Encontro de Fiscalização, que reuniu fiscais agropecuários, engenheiros agrônomos, técnicos, pesquisadores, empresários rurais, revendedores de insumos e diversos profissionais de áreas ligadas à fitossanidade.

Nesta quinta-feira, Marcos Caleiro, gerente técnico e de Regulamentação Estadual da Andef, que faz parte da Comissão Organizadora, deu palestra sobre Responsabilidade Institucional no uso de agrotóxicos, junto com os temas de Segurança na aplicação e Ações do CREA do Estado na fiscalização profissional.

Outros temas abordados no Seminário foram a Atuação do poder público para a fiscalização de agrotóxicos, debatido pelo MAPA e Ministério Público do Acre; Exposições direta e indireta aos agrotóxicos, pela Anvisa do estado; e Rastreabilidade e responsabilidade sócio-ambiental, pelo inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.

Durante o Encontro de Fiscalização, houve a elaboração, leitura e aprovação da carta de Rio Branco; apresentação do Idaf, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal, organizador do evento, sobre a legislação estadual do Acre; do IMA, Instituto Mineiro de Agropecuária; do Ministério da Agricultura e de grupos de trabalho, além de apresentações de outros estados.

O evento, que reuniu quase 200 pessoas na Fieac, Federação das Indústrias do Estado do Acre, teve abertura nesta terça-feira, 16, e encerrou nesta quinta-feira, 18, com patrocínio da Andef, inpEV, Abifina, Andav e Sindag. O último Seminário ocorreu em Belém, no Pará. Na ocasião, Marcos Caleiro foi homenageado pelo empenho em favor da consolidação nacional do evento.

Assessoria de Comunicação - ANDEF

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Setembro de 2008


Eu pensava, juro que realmente acreditava... que a partir de setembro eu teria uma vida mais pacata, com menos viagens... ledo engano. Já passei por Manaus e agora estou em Rio Branco por ocasião do Seminário Regional sobre Agrotóxicos... daqui vou a Belém e Petrolina pelo projeto de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária... e para ministrar aulas... Muita gente pensa que isso é vida boa e que eu passeio prá caramba... mas não é nada disso, não... claro que tem seu lado bom: conhecer lugares, pessoas, comidas, culturas... mas o preço pessoal que se paga para ter uma vida dessas é alto... muito alto... mas é a vida que eu escolhi e, então, trato de vivê-la da melhor maneira possível. E, claro, tendo sempre em mente o ditado americano "if you cannot stand the heat, get out of the kitchen"... então, enquanto eu estiver desfrutando, beleza!

domingo, 14 de setembro de 2008

Sobre a FIAM, por Claudia Dias

FIAM: rodada tem número recorde de encontros de negócios
12/09/2008 12:33:53


Mais de 370 reuniões entre produtores amazônicos e compradores de outros Estados brasileiros e Países. Esse é o balanço inicial, e um recorde em relação à edição anterior, da Rodada de Negócios da quarta Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008), encerrada sábado (13/09), no Studio 5 Centro de Convenções de Manaus/AM."Os encontros foram muito bons. Conheci quatro ou cinco produtores que podem ser fornecedores. São nesses momentos que encontramos produtos novos e compararmos preços. Hoje conheci um creme de açaí embalado (semelhante a um iogurte) com granola que tem uma apresentação muito bonita", disse o representante da Panamerican Foods LLC, Carlos Diaz.A Panamerican, distribuidora dos Estados Unidos, trabalha há seis anos com produtos brasileiros. Segundo Diaz, atualmente 90% do montante comercializado na empresa, que fornece para mais de 70 estabelecimentos comerciais norte-americanos, são provenientes do Brasil, principalmente de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.Esta foi a primeira vez que ele veio a Manaus. A Rodada de Negócios possibilitou ao Grupo de Mulheres Artesãs do setor Coraci da reserva Amanã, no Amazonas, o primeiro negócio fechado com compradores de outros Estados. "Conversamos com vários empresários, mas está certo que vamos vender para quatro deles, dois de São Paulo e dois do Rio de Janeiro", disse a coordenadora do grupo, Rosângela Rosa.Para um dos sócios da rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde, Jorge Eduardo Antunes da Silva, há uma importante questão a se melhorar no comércio de produtos da região. "Há produtos maravilhosos, como os da Avive (Associação Viva Verde da Amazônia, que trabalha com fitoterápicos e fitocosméticos), que não podemos comercializar porque eles não conseguem o selo da Anvisa (Agencia Nacional de Segurança Nacional). Esses produtos são comprados na Alemanha e na França, mas não podem ser vendidos no Brasil. Eles exigem que todos os produtores tenham instalações empresariais, como as da Johnson", disse. Ele sugere que a legislação de registro desses produtos seja revista.A Mundo Verde possui 137 estabelecimentos em 17 Estados do Brasil e também está em Angola. A Rodada de Negócios acontece desde a primeira edição da FIAM. De todos os negócios gerados, entre 20% e 25% são fechados durante a própria realização das reuniões, segundo o coordenador da atividade e gerente da unidade de Atendimento Coletivo, Indústria e Serviço do Sebrae-AM, Carlos Henderson Tavares Cardoso. O restante vem a curto e médio prazos, ou seja, até dois anos.Claudia Dias Banco de Projetos - AMBP(92) 3237-5066/ 3613-3314

Feira Internacional da Amazônia

Terminou ontem a IV Feira Internacional da Amazônia, em Manaus. Foi num centro de eventos chamado Studio 5, que me impressionou muito pela excelente infra-estrutura para feiras. A feira era imensa, com presença de grandes empresas de tecnologia, comunicações, indústria automotiva... e também espaço para incubadoras e pequenas empresas de base tecnológica. Nesta foto, estão: Felipe Naveca, Malba (advogada), eu, Wesley Pereira e Jair. Wesley e Jair trabalham na CT-PIM (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pólo Industrial de Manaus). O trabalho do Jair é desenvolver um sensor para substâncias químicas com inúmeras aplicações potenciais, inclusive em Defesa Vegetal.


Havia também espaço para apresentação de produtos de exportação de outros países. Carlos Lara, que me contratou para as ARPs de importação de alimentos do Equador, estava lá, com uma delegação de cerca de 20 pessoas. Aí expuseram artesanato, chapéus Panamá (que são na realidade Made in Ecuador) e o projeto Manta-Manaus, que é uma rota de transporte multimodal que vai intensificar o comércio entre os dois países.

No stand do Equador na FIAM: Patricio Burbano (Brem Cía.), Paulina, Paul Bak (Brem Cía.), Miguel Angel Madera (Agroexport), eu, Carlos Merizal de Leiton (Universidad Técnica del Norte) e Marcelo Toapanta (MTc Cargo).


Ano que vem tem mais!!! E, hopefully, poderemos expor produtos agrícolas do Equador!!!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fazendo as malas para Manaus

Iniciou hoje em Manaus a FIAM 2008 - Feira Internacional da Amazônia. Então, aproveitando a ida para Rio Branco para o Seminário de Agrotóxicos, decidi participar deste evento. É a terceira vez que irei a Manaus. A primeira foi há 20 anos, quando apostei com minha mãe que ganharia as olimpíadas estaduais de matemática. A segunda foi em 2002 por ocasião do XIX Congresso Brasileiro de Entomologia, organizado pelo Neliton Marques da Silva, Bia Ronchi Teles, Neusa Hamada e equipe. E, agora, a vida me dá este presente que será participar da FIAM. Bão demais da conta!

domingo, 7 de setembro de 2008

+ 4 do MSN

"Nada tão prático quanto uma boa teoria." (Edna)

"Vale a pena ser feliz" (Benedito)

"isso é café pequeno pra nós..." (Cleber)

"Eita monografia... Quem inventou isso?!?" (Débora)

Saúde e vida longa para os criadores do Google!

Abre-se diante de mim um mundo novo... para muitos não deve ser nada de espetacular... para outros, deve ser uma imensa caixa preta... mas, enfim... para mim, era uma grande incógnita até dois ou três dias atrás, quando conheci o Google Docs. A possibilidade de compartilhar arquivos já parecia algo bom demais... quando aprendi que, além de compartilhar, poderia ser construído um arquivo em colaboração com outras pessoas... enlouqueci! Isso abre tantas, mas tantas possibilidades de criação de bases de dados, de compartilhamento de memória para evitar o retrabalho... meu... vcs não podem imaginar o como isso me deixa pilhada...

Depois do Google Docs adotei o Google Calendar, o Picasa para Web e uma série de outros recursos (como este Blogger)... e me tornei a nova escrava do Google. Saúde e vida longa aos dirigentes do Google!! heheheheheheheheh... críticas ao Google há aos montes, eu sei... mas como me ensinou minha querida Sílvia, o lance é "primeiro me supere, depois me critique"...e até hoje não há, até onde eu saiba, algo que se compare ao Google em funcionalidade.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Rio Branco à vista!

De 16 a 18 de setembro acontecerá em Rio Branco o Encontro de Fiscalização e Seminário Regional sobre Agrotóxicos. Informações e inscrições (gratuitas): http://www.seminariodeagrotoxicos.com.br/

Jantar do Corpo Editorial da Neotropical Entomology

Também no XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, passei o cargo de editora-chefe da Neotropical Entomology para o colega Fernando Cônsoli, da Esalq. Encerramos o mandato com um jantar, que reuniu grande parte do Corpo Editorial:

Do lado esquerdo da foto: José Roberto P. Parra, Og de Souza, Herbert Siqueira, Edison Sujii, Madelaine Venzon, Italo Delalibera Jr., Daniel Sosa-Gomez, Roberto Zucchi.

Na ponta da mesa: Celso Omoto (Editor-Chefe da BioAssay).

Do lado direito da foto: Kleber del Claro, Jocélia Grazia, Jorge Torres, Angelo Pallini, Antonio Panizzi, eu e Sueli Martinez.

minhas meninas

Na semana passada, aconteceu em Uberlândia, o XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil. Foi fundamental ter a ajuda das minhas "meninas": Brunah Schall, Maria Gabriela Rodrigues, Sílvia Lancini e Simone Lancini. Elas deram um show de eficiência, competência e simpatia no stand da SEB.

Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária

Estive ontem em Brasília, participando de uma reunião no Ministério da Agricultura sobre a criação de cursos de Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal. Esta ação faz parte do projeto coordenado pelo prof. Evaldo Vilela, "Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária". O objetivo geral do projeto é identificar os gargalos no sistema de defesa animal e vegetal no Brasil para, a partir desse diagnóstico, propor e implementar melhorias. Um dos pontos chave é a falta de pessoal qualificado no tema e a solução proposta é a criação de mestrados profissionais.

Para conhecer melhor o projeto, tem uma comunidade no Peabirus e, em breve, teremos uma página com informações.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

+1 do MSN

'Se caminhar fosse bom para a saúde o carteiro seria imortal' (Maria Gabriela)

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

frases de msn e skype

Veja também: http://reginasugayama.blogspot.com/p/colecao-de-frases-para-skype-e-msn.html

Devido ao grande número de pessoas com as quais interajo diariamente no trabalho, tenho uma lista de contatos enorme tanto no msn quanto no skype... e vira e mexe alguém comenta das frases que eu coloco diariamente... não é que eu tenha tempo sobrando, mas é uma forma de manter contato com amigos e de contar para eles, muito laconicamente, o que está se passando na minha vida... então, segue uma homenagem aos amigos autores de frases engraçadas, sábias ou curiosas:

"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Ana Flávia)

"A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar nem perder, mas procurar evoluir..." (Maria Gabriela)

"Será que eu to com a Síndrome de Burnout??" (Simone) - alguém, please, me explica o que é essa síndrome? Será que pega?

"Sorria sempre...para não dar aos que te odeiam, o prazer de te ver triste, e para dar aos que te amam, a certeza que és feliz..." (Fabiano)