terça-feira, 26 de maio de 2009

Um caso de amor à segunda vista

As melhores coisas da vida não têm explicação. Têm apenas existência. Assim é minha paixão por Belém. Aliás, pela Amazônia... e não é de hoje... tinha 16 anos quando fui a primeira vez para Manaus... minha mãe ofereceu uma viagem para a Disney... mas preferi ir a Manaus, atraída pela mata, pelos rios, pelos bichos... nada de Mickey nem tio Sam... sou brasileiríssima... apesar do fenótipo.

Passei os três últimos dias em Belém que, dentro da Amazônia que eu conheço, é o meu lugar favorito. Uma paixão à segunda vista. Sim, à segunda... a primeira foi em 1998 quando fiz conexão de vôo para Paramaribo... na época eu gostei... gostei de Icoaraci, que é o lugar onde produzem a cerâmica marajoara... e dos sorvetes com sabores regionais... mas a segunda vez... em 2008... foi quando me apaixonei pela cidade. Saí daqui dizendo que um dia viria viver aqui... coisa sem explicação... coisa boa demais... 

Esta é a sexta vez que venho para Belém e a paixão continua. Desta vez, tiver a oportunidade de conversar com o presidente da FAEPA, Carlos Xavier, que fez considerações muito interessantes sobre o agronegócio paraense. Ele me ensinou que, se o estado do Pará tivesse crescido na mesma taxa que a média do país, ele (PA) teria, hoje, metade da população que tem. Ou seja, o estado está crescendo muito mais do que o país. A FAEPA desenvolveu um projeto de exploração sustentável das áreas já devastadas para agricultura e, de acordo com esse projeto, o estado tem condição de ampliar suas áreas de produção em 5 milhões de hectares sem derrubar sequer um hectare de mata nativa. Acho muito enriquecedor conversar com pessoas realizadas, que acreditam no trabalho que estão desenvolvendo.

Tive também a oportunidade de conversar com o Secretário da Agricultura e presidente interino da Adepará (Cássio Pereira) e com minha querida amiga Heloísa Helena Batista, que é responsável pelo serviço de Educação Sanitária da Adepará. Com Lúcio Guimarães, da Biopalma, que falou das perspectivas e demandas da dendeicultura no Brasil quanto à Defesa Agropecuária. E com o pessoal da SFA-PA - Ademir Teixeira, Milton Cunha e Wilda Pacheco, que me explicaram o funcionamento de uma SFA. Tudo isso com o auxílio do Wilson Maia, coordenador do projeto de MP em Defesa Sanitária Vegetal da UFRA e grande entusiasta da Defesa.

Foram dois dias muito produtivos e também muito prazerosos, com tempo até para ir à Basílica de Nazaré, à Estação das Docas e ao Mercado de São José Liberto. 

Fotos:
1. Praça da República, no centro de Belém. Aos domingos, acontece uma feira de artesanato e o pessoal vai para lá caminhar, jogar conversa fora e comer gulodices regionais.

2. Bonecos de madeira. O artesanato paraense é lindo e vai muito além da cerâmica marajoara.




sexta-feira, 22 de maio de 2009

A primeira vez na Câmara a gente nunca esquece...

Eu não sou uma pessoa deslumbrada, daquelas que se se impressionam facilmente... mas nunca tinha passado pela minha cabeça visitar a Câmara de Deputados em Brasília. Já tinha ido em Câmara de Vereadores, Assembléia Estadual, Palácios de Governos Estaduais... e tudo é muito natural para mim... estar num palácio de Governo ou numa feira de artesanato... tudo vale a pena, transito bem nos dois mundos... mas esta semana calhou de ir parar na Câmara dos Deputados para assistir a abertura de um evento sobre Agricultura  Irrigada e Desenvolvimento Sustentável, com Carlos Albuquerque, do Ibraf. Legal ver ao vivo pessoas que eu só via na TV (e não são artistas da Globo nem participantes do BBB). 

Fotos:
1. Com Afonso Rahm (Frente Parlamentar para Fruticultura) e Carlos Albuquerque (Ibraf)
2. Mesa principal, com Michel Temer, Ministro Reinholds Stephanes, Coordenador do IICA no Brasil e Geddel Quadros Vieira Lima (Ministro de Integração Nacional)
3. Com Carlos Albuquerque (Ibraf) e Dirceu Colares (Abanorte)






Transplante de espírito... isso explica?

Agitada é pouco. Esta semana foi alucinada. Estava fazendo um relatório das atividades da semana e eu mesma me impressionei com a quantidade de pessoas com as quais conversei formalmente... e se for contar as conversas de corredor... talvez o número dobre... e eu, que era um grande dum bicho do mato... fui jogada na selva de pedra e tive que aprender a me comunicar para sobreviver... quanta mudança!! Tem hora que penso que me botaram num corpo que não me pertencia... e expulsaram a dona anterior, que era uma menina tímida que se trancava no quarto quando ia visita em casa. Foram 3 dias de trabalho em Brasília e um em Sampa... 

E ainda tem gente que me pergunta... 'com tanta viagem assim, quando é que vc trabalha?' Espero que este post responda...

Brasília

·         Entrevista com Odilson Luís Ribeiro e Silva (Secretário Substituto de Defesa Agropecuária)

o   Aplicação da entrevista semi-estruturada

o   Treinamento Karina Fiorillo sobre metodologia da entrevista

·         Almoço com José Geraldo Baldini Ribeiro (Diretor do Departamento de Sanidade Vegetal)

o   Prestação de contas XXII CBE

o   Atualização sobre andamento do projeto

·         Reunião com Marilena de A. F. Holanda (Coordenadora da Coordenação de Acompanhamento e Promoção da Tecnologia Agropecuária)

o   Apresentação do projeto

o   Apresentação do projeto de INCT do prof. Rômulo Cerqueira Leite)

o   Intenção de interação entre o projeto e a CAPTA)

·         Reunião com Carlos Albuquerque (Diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Fruticultura)

o   Apresentação do projeto

o   Contato com Presidente do IBRAF para definir participação na fase de diagnóstico

·         Sessão solene de abertura de evento sobre agricultura irrigada, na Câmara de Deputados

o   Contato com Deputado Afonso Rahm, presidente da Frente Parlamentar para Fruticultura na Câmara – comentário sobre projeto e solicitação de agendamento de audiência para apresentação formal do projeto. Entrevistar para diagnóstico?

o   Contato com Paulo Afonso Romano, Secretário Adjunto de Agricultura de MG

o   Contato com Dirceu Colares, diretor-presidente da Abanorte – Fruticultores do Norte de Minas. Comentário sobre o projeto, interesse em participar do diagnóstico, enviar e-mail para agendar em BH

·         Reunião com Odilson Luís Ribeiro e Silva

o   Atualização sobre andamento do projeto

o   Proposição de atividades integrando SDA e projeto: reunião virtual do Secretário com DTs, organização de workshop com coordenadores de projetos recomendados no edital 064/2008, transmissão do workshop sobre ferrugem alaranjada

o   Enviar convite para SDA participar da reunião do dia 15

·         Reunião com Ayrton Jun Ussami (Chefe da Divisão de Assuntos de Política Agrícola, Comercialização e Abastecimento)

o   Apresentação do projeto

o   Solicitação de dados sobre as câmaras setoriais e temáticas do MAPA

·         Entrevista com João Luís Rossi (Coordenador Geral de Negociações Extra-Regionais, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Ana Caroline Suzuki Bellucci (Analista de Comércio Exterior)

o   Aplicação da entrevista semi-estruturada

o   Treinamento Karina Fiorillo sobre metodologia da entrevista

·         Reunião com Gustavo Sabóia Fontenele e Silva (Chefe de Gabinete do Secretário Executivo da Câmara de Comércio Exterior – CAMEX)

o   Apresentação do projeto

o   Explicação sobre funcionamento e regulamentação da CAMEX

·         Entrevista com Guilherme Antonio da Costa Jr. (Diretor do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias – SRI), Alexandre Pontes Pontes (Coordenador para Negociações na OMC) e Gutemberg Barone (Coordenador de Negociações Fitossanitárias)

o   Aplicação da entrevista semi-estruturada

o   Discussão sobre criação de um curso de MP em Negociação Internacional, SRI já tem dois projetos preparados nesse sentido. Convite para participar da reunião do dia 15 de junho. Enviar convite.

·         Reunião com Carlos Bicalho Schlottfeldt (Coordenador de programa de Educação Sanitária) e Ricardo Kobal Raski (Assistente Técnico em programas de Educação Sanitária)

o   Apresentação do projeto

o   Apresentação dos resultados do edital 064/2008. Enviar apresentação

o   Interesse no prognóstico. Pedir para Ester enviar matriz de restrições

 Reunião com Alfredo Takehana (Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins) e Ricardo Falcão (Superintendência Federal da Agricultura no Rio de Janeiro)

o   5 Encontro de Fiscalização e Seminário Regional sobre Agrotóxicos

Reunião com Cézar Rocha (Sindicaju) e Maria Júlia Signoretti Godoy (Coordenação Geral de Proteção de Plantas)

o   ARPs para importação de material vegetal

 

São Paulo

·         Entrevista com Cesário Ramalho da Silva (Presidente da Sociedade Rural Brasileira)

o   Aplicação da entrevista semi-estruturada

·         Entrevista com Emílio Salani (Presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal) e Milson da Silva Pereira (Diretor Executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal)

o   Aplicação da entrevista semi-estruturada

o   Apresentação do projeto do INCT do prof. Rômulo C. Leite. Enviar informações/ apresentação

o   Sugestão de participar da RIT-DA e postar informações do clipping da entidade. Milson falará com setor de informática

·         Entrevista com Maurício de Sá Ferraz (Gerente da Centrl de Serviços de Exportação do IBRAF) e Cloves Ribeiro Neto (Engenheiro-Agrônomo da Central de Serviços de Exportação)

o   Aplicação da entrevista semi-estruturada

o   Apresentação da RIT-DA. Quando se inscreverem convidar para comitê de normas da CIPV

 

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sonhos... de Regina Sugayama...


Nada tão poético quanto os de Akira Kurosawa... mas foi a segunda vez que tive este sonho... acho que fiquei com o lance do Gol + RedBull na cabeça... e sonhei que eu pulava... mas pulava tão alto, muitos metros... como se não houvesse gravidade... que sensação gostosa de voar, de estar longe do chão... vai ver, até, que não é sonho, não...


terça-feira, 19 de maio de 2009

Gol ou Redbull? Gol E Redbull!


Explicando um post no Twitter... sobre voar... afinal, nem todo mundo é ligado em propagandas e slogans... mas eu sou. Gosto da Publicidade brasileira, que considero muito criativa... e essas duas campanhas têm tudo a ver com minha história de vida pessoal... a da Redbull pq mostrava um carinha numa situação apertada e que tomava Redbull para ganhar asas e sair da situação... E a da Gol porque mostrava a metamorfose, em que centenas ou milhares de lagartas descobrem o quanto é fácil voar... era apenas uma questão de tempo... 








Excusas diretamente de Brasília

Ando um pouco relapsa... ausente... mas os dias estão passando tão rápido que quando me dou conta, lá se foi o dia, a semana, o mês... Esta semana, estou em Brasília. Ou melhor, hoje estou em Brasília... trabalhando nas entrevistas do diagnóstico do projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária. Além do Ministério da Agricultura, vou conhecer esta semana os pontos de vista do Ministério de Relações Exteriores e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio... com isso, meu conhecimento de Brasília vai aumentar significativamente. Sim... pq eu tenho até vergonha de dizer que conheço Brasília pois, na verdade, eu conheço apenas o Aeroporto, o MAPA, o CNPq e o Banco do Brasil... ah, claro, a Feira de Importados e dois ou três shoppings... e, claro também, muito rapidamente vi por fora o Palácio do Planalto, Senado, Câmara, Catedral e outras coisas do Niemeyer.


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Um maio muito muito doido

A cada mês que inicia, eu me iludo pensando que será mais calmo que o mês anterior. Menos viagens. Mais tempo em BH. E foi assim que no final de abril eu disse que maio seria bem calmo... ilusão total. Mais de 10 vôos, mais de 20 dias fora de casa, oito cidades, seis estados... é... essa é uma vida que pouca gente tem... ou quer! 

Fisicamente, termino o mês exaurida, mas é muito gratificante ver o resultado do trabalho realizado.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

+1 de msn

"O homem que vive de mentiras não vive, conta uma história" (Paty Martini)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

o bom filho à casa torna... ou flashback!

Ingressei na USP no início de 1989 e saí de lá em maio de 2000. Foram 11 anos de ralação, noites estudando para provas, nariz enfiado nos livros na biblioteca, correria nos corredores dos departamentos indo de um estágio pro outro... Mas nem tudo era cedeefismo... tinha siestas no jardim japonês, caminhadas nos jardins, subidas e descidas na rua do matão... e muita besteira com alguns amigos que até hoje estão no meu coração...
Fotos:
1. Foto da foto - Sonia Hoenen, Jan Paulics, Maria do Carmo Zanini e eu (na época, eu era minha própria hair stylist rsssssssssssssssssssss)
2. Saudades dos jardins da Bio
3. Elzi Santos e Keiko Uramoto, do Laboratório de Mosca-das-frutas, onde estagiei, fiz mestrado e doutorado. 8 anos no total
4. 20 anos depois

 












O essencial faz a vida valer a pena

Recebi este texto há pouco, da Débora Trindade. Absolutamente verdadeiro. Faço minhas as palavras do autor... que não sei quem é...

"Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas,rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. 

Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar
o milênio. Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que, apesar da idade cronológica, são imaturos. Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de "confrontação", onde "tiramos fatos a limpo". Detesto fazer acareação
de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. 

Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos,
apenas os rótulos". Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa. 

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana;
que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus. Caminhar perto de coisas e pessoas de  verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.

O essencial faz a vida valer a pena."

sábado, 2 de maio de 2009

+1 frase para msn e skype

Veja também: http://reginasugayama.blogspot.com/p/colecao-de-frases-para-skype-e-msn.html

●•иãο lіġο qυе ме оlhем đοѕ ρéѕ а саьеςа...иυηκα ƒаяãо міηħα сαьеςа е јαмαіѕ сħеġαяãο аоѕ меυѕ рéѕ!•●
(Danilo, encontrado por acaso num orkut)