sábado, 27 de junho de 2009

Duas noites dormidas pela metade

Sempre admirei o trabalho de quem trabalha na definição de rotas de tráfego aéreo pois é algo que tem que ser muito bem orquestrado. Imagina otimizar as aeronaves e tripulações para atender dezenas de aeroportos no Brasil... deve ser mole, não... Mas esta semana tive que achar ruim... sair de Belo Horizonte e ir para Campo Grande foi cansativo. Tem poucos vôos para lá e de lá. Resultado: um dia acordei às 4h para ir na terça-feira e no outro acordei às 3h para voltar na quarta. Só que, com o meu relógio biológico descompassado como é, é óbvio que não consegui dormir antes de meia-noite. Passei o resto da semana parecendo um zumbi. Mas tudo bem, como diz um amigo meu... 'eu aguento'... tudo pela Defesa Agropecuária!

Fui a Campo Grande para trabalhar com o pessoal da Embrapa Gado de Corte e com o pessoal do Iagro, que é o órgão estadual de Defesa. Foi muito proveitoso. Foi também gostoso reencontrar a Vera, do Iagro, com quem havia trabalhado por ocasião do Seminário Regional sobre Agrotóxicos em 2007.

Eu já conhecia Campo Grande - foi a terceira vez que fui prá lá - mas não me lembrava da cara da cidade. Foi ótimo!! Só que, depois dessa, voar antes das 8 da manhã... só em caso de extrema necessidade! Minha cabeça é ótima, mas meu corpo já não tem mais 20 nem 30 anos heheehehheehhehehehe

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O mundo agora é 2.0

Vi de relance numa banca a capa de uma revista que dizia 'Irã 2.0', referindo-se à revolução que recursos como o Twitter estão provocando. Para quem não sabe web 2.0 é uma nova geração de sites que baseiam-se no compartilhamento de experiências e informações entre seus usuários. Possivelmente, todo mundo já use pelo menos um recurso 2.0 mas não sabe que é assim que chama. Blogs, Orkut, Facebook, Wiki... tudo isso faz parte da nova geração de sites.

O que mudou? Mudou que os primeiros sites não permitiam nenhuma interatividade. O usuário simplesmente acessava e lia. Nada mais. Aos poucos, foram desenvolvidas tecnologias que permitiram que usuário pudesse preencher formulários e consultar bases de dados online... o que rapidamente evoluiu para sites totalmente interativos. Entre a popularização da internet em meados da década de 1990 e a designação do termo web 2.0 em 2003, o mundo passou por uma evolução rápida em termos de tecnologia tanto em equipamentos quanto em transmissão de dados.

Parece pouco, mas não é. Barack Obama baseou sua campanha para a Casa Branca na internet. Funcionou. Iranianos estão usando o Twitter para mostrarem ao mundo o que acontece dentro de um país cuja imprensa é controlada pelo Governo. Empresas, instituições, governos - todos estão aderindo a esta nova onda que é a web 2.0. O mundo mudou.

O desafio hoje, portanto, é nos adaptarmos a esta nova realidade. Ou nos tornamos também pessoas 2.0 ou nos tornaremos obsoletos. Ou nos beneficiamos dessas novas tecnologias ou perderemos empregabilidade. A escollha é sua, mas tenho certeza de que vai sobreviver a mais esta. Afinal, quando os computadores pessoais passaram a fazer parte do seu local de trabalho... lembra? No início era um bicho estranho... mas aos poucos foi assimilado... discos de armazenamento, drivers, internet! Me lembro bem da sensação que tive ao sentar diante do (falecido?) Netscape. Eu não sabia ao certo o que fazer ou para quê aquilo ia servir. Afinal, eu estava muito bem, obrigada, com meu Wordperfect, meu Lotus... tufo offline... Isso foi em 1995... mais ou menos... Vêem? Sobrevivemos a todas essas mudanças...

Então, vamos sobreviver também à web 2.0. Com certeza. Vamos postar em blogs, Twitters, redes sociais... vamos interagir com pessoas que nunca vimos ou veremos na vida... vamos criar conteúdo de forma compartilhada... expor nossas idéias e dar aos nossos pares o poder de criticar, modificar, melhorar... este é o mundo no qual estamos vivendo. Ou morrendo. A escolha é sua. Ou compartilhamos o conhecimento que acumulamos em nossas carreiras de maneira responsável e tecnicamente embasada ou seremos permissivos a ponto de permitir que outras pessoas e mídias continuem a propagar notícias de forma sensacionalista.

Esta foi a tônica da minha apresentação na Secretaria de Defesa Agropecuária na quinta-feira passada, para o Secretário Inácio Kroetz e sua equipe. A idéia era motivar a equipe a conhecer e ingressar na Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária. Demonstramos (eu e Sofia Iba) o uso do Ustream e criamos um grupo na RIT DA para disponibilizar tutoriais de programas 2.0. O primeiro tutorial que publicamos foi para Ustream. Clique aqui e pegue esta onda!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

E tem gente que ainda chama ele de bobo...

Há alguns meses ando com o joão-bobo na cabeça. Lembram? Aqueles bonecos infláveis que a gente bate, bate, bate e eles sempre levantam... e quanto mais forte a gente bate... mais rápido eles levantam... a gente bate até cansar... e eles nem se alteram... então... depois de alguns anos liderando equipes de trabalho (entenda-se: dando a cara a tapa), aprendi que a gente tem que ser que nem joão-bobo. Aprendi que levantar depois de um golpe forte dá um sabor de vitória muito melhor do que bater.


Qué chiche encontrar los amigos ecuatorianos!

Chiche é uma palavra muito equatoriana, que quer dizer legal, bacana. E eles são mesmo, muito chiches. Comecei a trabalhar para o Equador há pouco mais de um ano, por causa do interesse em ingressar alimentos frescos para a região de Manaus. No ano passado, estive lá por duas semanas trabalhando e agora estamos com metade do caminho percorrido. Foi lindo conhecer as regiões produtoras e principalmente os produtores, aprender com eles e entender a importância que um trabalho de ARP pode ter para uma comunidade local. Estavam todos muito motivados com a perspectiva de exportar para o Brasil e isso estava impulsionando uma melhoria nas práticas agrícolas.

Agora, eles estão interessados em exportar também produtos industrializados como sardinha em lata, uma série de geléias e conservas.

Esta semana, em Brasília, almocei com Carlos Lara e sua equipe, bem como com os meus companheiros de viagem no carnaval Miguel Vasco (ministro da Embaixada equatoriana no Brasil) e a Noralma Novoa (também da Embaixada).







Oncotô? Proncovô? Salva pelo cartão de embarque!!

Quem viaja muito sabe que de vez em quando dá branco. A gente se distrai e pronto. De repente não sabe que cama é aquela, que mesa de trabalho é aquela... é... podem acreditar, isso acontece, sim. Felizmente, aprendi duas coisas fundamentais:

1. Você não precisa saber exatamente onde está muito menos para onde vai o tempo todo. Lapsos acontecem. Desapegue-se.
2. Ria de você mesmo... e depois, se conseguir, perdoe-se...

Bem... lá estava eu num aeroporto... passei pelos vigias que conferem o código de barras do cartão de embarque... passei pelo raio x... e estava me dirigindo para o portão de embarque... e foi então que surgiu a dúvida... como é que eu ia encontrar o meu portão de embarque se eu não tinha a mínima noção do meu destino? O chão fugiu debaixo dos meus pés... fiquei por um instante olhando o quadro luminoso sem saber que cidade deveria estar procurando... então... apelei para a lógica... e tentei me situar... afinal, se eu soubesse onde estava ficaria mais fácil descobrir para onde estava indo. bem, pelo menos excluiria uma opção de destino... pronto. Se meus pés já estavam sem chão... agora despenquei de vez no abismo da minha memória... tive que começar a rir lembrando do Marcos Caleiro me ensinando dois termos de mineirês... oncotô? proncovô?

Mas, finalmente! Eureca! Tirei o cartão de embarque do bolso e me livrei de um baita mico que seria voltar pro raio x e perguntar... 'oncotô?'... e de quebra descobri proncoía!

domingo, 14 de junho de 2009

Todas as fotos do blog

Quer ver todas as fotos deste blog, num álbum do Picasa? O Picasa tem recurso de identificação de pessoas, tageamento e mapeamento das fotos.

Clique na imagem abaixo e confira.

Frase de MSN

Veja também: http://reginasugayama.blogspot.com/p/colecao-de-frases-para-skype-e-msn.html


Muita gente entra neste blog procurando por 'frases para msn e skype'. Vejam esta, da minha amiga Edna:

"Manhêêê, quem morre de gripe suína fica com espírito de porco?"

Ele está de volta!!

Sim, ele voltou! Depois de cinco meses desativado num conflito entre continuar usando um serviço bastante limitado de blog ou iniciar um blog novo... decidi reativar o meu blog nada sério... para colocar meu lado B... o lado criativo e irreverente, que pinta e borda por aí. Sim, eu sei que muita gente se choca ao saber que faço artesanato... mas podem acreditar - é a mais pura verdade! Visitem: http://eupintoebordo.blogspot.com

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sobre a bordoada como recurso de auto-aprendizagem

Nunca gostei de gente que me ensina tudo de mão beijada. Nunca gostei de professor que pega pela mão e me leva até o destino final. Não. Nada disso. Gosto de professores e pessoas que me dizem o lugar aonde tenho que chegar e que delegam o poder de descobrir o melhor caminho.

Me entediavam as aulas expositivas, que eu preferia matar para ficar na biblioteca ou no jardim lendo... sempre fui auto-didata e por isso sempre preferi tomar uns tombos e bordoadas até aprender alguma coisa. Pq esse é o aprendizado mais duradouro. Pode até ser mais lento. Mas é mais duradouro.

Há algum tempo, o Marcelo Mattioli me passou o URL deste site, mas eu nunca tinha realmente sentado para aprender a usar por falta de dados que me interessassem o suficiente para encarar a brincadeira. Mas hoje eu aprendi: sumarizei os dados parciais de distribuição de pragas regulamentadas que o Luiz Henrique está compilando e lancei. É um site da IBM que gera mapas, gráficos e diagramas interativos. O sistema é tão inteligente que, se ele não identifica uma determinada entrada (nome de um país, por exemplo), ele te consulta.

E viva a web 2.0!!



terça-feira, 9 de junho de 2009

Regina, a frescura-free creature

Sempre me orgulhei de ser uma pessoa sem frescura... ou quase isso... sempre observei que mts situações que chocam a maioria das pessoas para mim não importam... E hj tive a confirmação do meu título de pessoa sem frescura, com fundamento científico. Veja: http://veja.abril.uol.com.br/100609/p_124.shtml#teste

Segundo a pesquisa, pessoas 'nojentas' ou como eu prefiro dizer, frescas, têm a região do córtex pré-frontal medial ativa, no sentido de que ela desencadeia o sentimento de aversão. Também segundo a pesquisa, pessoas mais nojentas são mais conservadoras. Faz sentido.

Trata-se de um teste desenvolvido por pesquisadores americanos. Mulheres 'normais' marcam de 37 a 57 pontos e homens 'normais' de 29 a 49... bom, eu fiz 29 pontos... das poucas coisas que me incomodam ou causam sentimento de nojo, estão: ver gente pigarreando, ver o chef de cozinha gripado (e preparando a minha comida)... coisas assim... que têm mt mais a ver com saúde do que com frescura... frescuras, na minha opinião são coisas como ter nojo de tocar cinzas de uma pessoa cremada, ter nojo de pisar em minhoca, mudar de caminho para não passar na frente de um cemitério... eu, hein! Deixa isso prá quem tem tempo pra gastar à toa...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sorine é para essas coisas...

Sim, eu admito. Sou uma pessoa difícil, maniática e chata. E muito pouco simpática dependendo da situação. Mas tem gente que passa dos limites da civilidade... viajei num avião do lado de um passageiro que vinha fungando (para não dizer chupando macarrão) o tempo todo. Desculpe. Não foi o tempo todo. Ele parava em alguns momentos para tossir e para espirrar, também de maneira bastante deselegante. Era um cara bonitão, ajeitado... mas mt mal educado... nota zero. Gente, tá certo... tá vindo de um lugar frio, se resfriou... tudo bem, acontece com todo mundo... mas chupa uma pastilha, bota um sorine, toma um xaropinho e pára de ficar espalhando vírus pro meu lado. Gripe, tô fora! 

terça-feira, 2 de junho de 2009

Outro blog no ar

Depois do meu blog nada sério e deste quase sério, está no ar agora um blog hiper sério, dentro da Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária. Duvida? Então confira! Sou capaz, sim, de escrever seriamente sobre o meu trabalho e sobre assuntos ligados à Defesa Agropecuária.


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sobre o projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Assista ao vídeo gravado pelo Prof. Evaldo F. Vilela sobre o projeto no qual estou trabalhando desde o ano passado.