sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Dia mundial do balanço

É... 2010 passou rapidinho... entrou com tudo, atropelou e agora vai embora deixando saudade... não seria injusto nem exagero dizer que foi um dos melhores anos da minha vida. Foi o ano em que a vida reencontrou seu rumo, em que a tristeza - enfim - passou... foi um ano de desafios e de conquistas importantes. Quantos amigos eu fiz neste ano? Quantas pessoas conheci este ano? Não sei, não sei... Viajei demais... conversei demais... aprendi demais... o índice FIB do ano foi 100% maior do que de 2009 e infinitas vezes maior que em 2008. E, agora, é hora de aproveitar os últimos dias de recesso... e entrar em 2011 zerada.

Me propus, há exatamente 1 ano, a fazer 3 coisas:

1. Aprender as novas regras gramaticais
2. Melhorar meu vocabulário
3. Iniciar meu museu online de artesanato

O item 1 foi resolvido concomitantemente ao item 2 - foi um ano em que li bastante. Muito menos do que eu gostaria. Mas muito mais do que nos anos anteriores. Foi um ano de bons livros... as meninas da fábrica... o último dançarino de Mao... a artista de xangai... e de quebra aprendi algumas palavras em mandarim!

O item 3 não foi implementado mas experimentei uma série de ferramentas 2.0 para viabilizar... e já tenho bem claro como será feito. Me dei de presente uma boa câmara fotográfica e agora é começar a documentar.

Para 2011, estabelecer o item 2 como permanente - afinal, melhorar a linguagem deve ser um hábito e não um ato isolado na vida de uma pessoa. E, também, escrita ou falada, a linguagem é meu instrumento principal de trabalho...

Dar prosseguimento no item 3... e responder a perguntas que me perseguem há alguns anos... quantas peças de artesanato tenho na minha vida? Quantos lugares e quantas pessoas estão eternizados nessas peças?

E também... aprender um novo idioma. Italiano. Por quê? Ué... por que não? Paixão não precisa de explicação.

Finalmente, espero em 2011 ficar mais próxima - espacialmente falando - daqueles que eu amo pois, no atropelo de 2010, isso ficou um pouco relegado.

Então a lista para 2011 fica assim:

1. Aprimorar minha linguagem (permanente)
2. Continuar o meu museu online de artesanato
3. Aprender italiano
4. Visitar a família trimestralmente, pelo menos


2010 EM VIAGENS
:: Em 2009, viajei 105 vezes de avião. Em 2010, 106 vezes... ou seja, um voo a cada 3,4 dias. Nada mau.

:: Em 2009, visitei 13 estados brasileiros, França e Itália. Em 2010, visitei 10 estados brasileiros, Guiana, Guatemala e El Salvador


MEU HOBBY REMUNERADO EM 2010
Longe de ser um peso, o trabalho é, para mim, uma fonte de realização e felicidade. Tanto que em 2010 passei a chamar aquilo que os outros dizem que é o meu trabalho de 'hobby remunerado'. Folheando o blog, vejo quanta coisa boa aconteceu - uma Conferência, quatro etapas do ENFISA, três INs para importação de material vegetal, uma pesquisa Delphi, dois livros indo pro forno, um publicado... a RIT DA consolidada, o diretório de expertise implementado, a dissertação da Andreza encaminhada, uma consultoria internacional super legal... quem olha de fora não tem noção do quanto isso tudo demanda em termos de orquestração nos bastidores... se eu ganhasse 100 reais para cada conversa que tive em 2010, estaria hoje retirando o valor correspondente a uma pequena loteria rsssssssssssssss



A IMAGEM de 2010
Vasculhando as 32 pastas de fotos tiradas em 2010 à busca de uma que represente o ano... encontrei esta:


Foi tirada no dia do meu aniversário, quando ganhei do pessoal da equipe do InovaDefesa o globo que hj está cheio de bolinhas pretas (lugares visitados) e verdes (lugares para os quais já trabalhei) em cima da minha mesa de trabalho. Fiquei muito feliz pq eu sempre quis ter um globo, mas principalmente com a amizade de todos, sempre juntos em 2010 dando o seu melhor para cumprir os objetivos do projeto. E, também, não é todo dia que a gente ganha o mundo de presente, né?

Dá prá reclamar de nada, não. 2011 tá logo aí, do outro lado da noite, com cara de novos ventos soprando para novas direções. Vamo que vamo, sair desta cama e aproveitar as últimas horas de 2010!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Only Human

Da trilha sonora de 'Ichi Rittoru no Namida', linda melodia e letra. Depois vou comentar este dorama japonês...



Only Human
Kanashimi no mukou kishi ni
Hohoemi ga aru toiu yo

Kanashimi no mukou kishi ni
Hohoemi ga aru to iu yo
Tadori tsuku sono saki ni wa
Nani ga bokura wo matteru?

Nigeru tame ja naku yume ou tame ni
Tabi ni deta hazusa tooi natsu no ano hi

Ashita sae mieta nara tame iki mo nai kedo
Nagare ni sakarau fune no you ni
Ima wa mae he susume

Kurushimi no tsukita basho ni
Shiawase ga matsu toiu yo
Boku wa mada sagashite iru
Kisetsu hazure no himawari

Kobushi nigirishime asahi wo mateba
Akai tsume ato ni namida kirari ochiru

Kodoku ni mo nareta nara
Tsuki akari tayori ni
Hane naki tsubasa de tobi tatou
Motto mae he susume

Amagumo ga kireta nara
Nureta michi kagayaku
Yami dake ga oshiete kureru
Tsuyoi tsuyoi hikari
Tsuyoku mae he susume

Apenas Humano
Na margem do outro lado da tristeza
Dizem que se encontra um sorriso

Na margem do outro lado da tristeza
Dizem que se encontra um sorriso
Quando chegarmos lá
O que será que nos espera?

Naquele dia distante, parti para uma viagem
Em busca do sonho, e não para fugir

Se enxergasse amanhã, não estaria suspirando
Como um barco contra a correnteza
Agora siga em frente

No lugar onde termina o sofrimento
Dizem que a felicidade nos espera
Ainda procuro o girassol
Fora da época

Com as mãos fechadas espero o sol nascer
E vejo o brilho das lágrimas caídas
Na marca vermelha das unhas

Quando nos acostumarmos com a solidão
Vamos voar com as asas sem plumas
Vá mais para frente

Quando não houver mais nuvens de chuva
Vai brilhar a rua molhada
Só a escuridão nos ensina
O forte clarão
Com força, siga em frente

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz 2011, em versão RIT DA e Agropec

Meus dois mais novos layouts:


domingo, 19 de dezembro de 2010

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

É nestas horas que a gente se sente útil

Publiquei semana passada no site da Agropec uma notícia sobre os requisitos fitossanitários para importação de castanhas-de-caju da Nigéria, regulamentados na IN 33/2010 do MAPA. Hoje, encontrei por acaso uma notícia num blog sobre cajucultura que a importação é fundamental para o setor pois as indústrias estão desabastecidas de matéria prima e 1.800 pessoas já foram demitidas. Espero que a regulamentação dos requisitos para a importação de material da Nigéria ajude a reduzir os efeitos da crise do setor. Foi uma das ARPs realizadas por mim e pela Danúzia e por encomenda do querido amigo Cezar Rocha, representante do Sindicaju. É nessa hora que a gente para e pensa 'valeu a pena dormir menos para entregar o trabalho mais depressa!'

Crise na cajucultura cearense

De acordo com os últimos dados do Grupo de Coordenação e Estatística Agropecuária (GCEA) houve redução de 61,33% da safra atual de castanha do Ceará em relação a obtida no ano passado.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Beneficiamento da Castanha de Caju, Pedro Valmir Couto, 1.800 trabalhadores já foram demitidos. A importação é imprescindível para a sobrevivência do parque industrial que emprega cerca de 10 mil pessoas, sendo 80% mulheres.
Postado por Cajucultura às 6:10 AM

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Zupi - Insetos como você nunca viu



Esta e outras fofuras entomológicas em www.zupi.com.br

A RIT DA chega a 4.000 membros!

E consolida-se como um importante espaço de interação profissional em Defesa Agropecuária. Veja vídeo com Wagner Meira, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG:


Conheça o sistema desenvolvido pelo prof. Wagner Meira para monitoramento da RIT DA. Incrível! A gente consegue saber quem fala com quem, quem posta mais, qual o perfil do usuário. E é tudo interativo.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Amigo secreto da RITDA 2010

Andrea > Natália > Waquil > Morgana > Amanda > Marcus > Luciana > Regina > Joaquim > Joenilma > Andrea... ou quase isso... bom demais conviver com esta turma animada e que não foge à luta! Companheiros leais de todas as horas.

Esquerda: Luciana Camargo, Joenilma Leite, prof. Evaldo Vilela, Joaquim Amado, José Waquil
Direita: Morgana Porto, Marcus Sandim, Andrea Stancioli, Natália Nogueira, Amanda Simões

Joaquim e Waquil

Marcus e Morgana

Amanda, Natália e Andrea

Luciana e Joenilma


Eu e prof. Evaldo


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Depois de Gana, a Nigéria também pode exportar castanhas de caju para o Brasil

Mais uma ARP concluída - agora para importação de castanha de caju da Nigéria. Desta forma, o Brasil já pode importar o produto de dois países africanos. Os requisitos para importação de Gana foram regulamentados em agosto deste ano e agora estão sendo negociados os requisitos para mais dois países africanos.

Registro meu reconhecimento ao trabalho realizado pela Divisão de Análise de Risco de Pragas que, em apenas sete meses, revisou o relatório de ARP, minutou, negociou e publicou os requisitos fitossanitários. Registro, também, minha gratidão ao amigo Cezar Rocha que sempre me motivou a fazer o melhor possível - principalmente naqueles momentos em que eu estava decidida a desistir.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ancora non parlo ma parlerò

Adoro aprender idiomas - sonho de adolescente: falar muitas línguas para poder me comunicar com muitas pessoas... e agora a minha paixão é o Italiano. Tenho ouvido música e um cd de self-teaching... e hoje comprei uma revista italiana de artesanato e decoração... posso entender praticamente tudo o que leio, principalmente em assuntos como artesanato e decoração... só travei geral quando li que uma determinada peça de couro era 'morbida'. Caraca... depois de me aventurar no Portuñol vou ter que aprender agora os falsos cognatos do italiano. Morbido em italiano quer dizer macio, suave, delicado... il tuo capello è morbido... doido, né?

Doido também ter crase em 'e' e crase em 'o'...

Bom... provavelmente vou demorar alguns anos para ganhar fluência em italiano... mas é sempre tempo de começar! Andiamo studiare!

domingo, 5 de dezembro de 2010

E é claro que não pode faltar a boa comida baiana!

Minha vida é perfeita: hora de trabalhar, trabalhar. Hora de não trabalhar, não trabalhar. Estar em Salvador e não ir ao Pelourinho é quase um pecado para mim. Amo aquele lugar com as pessoas vendendo sua arte na rua de maneira tão livre, com a música que toca em cada bequinho... tem violência? Claro que sim. Tem sujeira? Tem também. Tem áreas que turista nenhum deveria ver? Tem, como em qq lugar do mundo... Mas se a gente for enfatizar os defeitos dos lugares que a gente visita, lugar nenhum do mundo vai servir, não é verdade? E passaremos a vida vendo a vida passar na tv... Não estou dizendo que a gente tem que fechar os olhos e fazer de conta que nada disso existe... mas o fato de coisas ruins existirem não vai nunca tirar o meu gosto de ir para as ruas, de ver as pessoas de carne e osso, de comer coisas diferentes... de me sentir baiana na Bahia, maranhense em São Luís, macuxi em Boa Vista e mineira em BH. Enfim, brasileira apesar da embalagem japonesa...

Fotos:
1. Devia ser proibido trabalhar com um mar desses...
2. Com Natália comendo uma muqueca maravilhosa no Pelourinho, no Odoyá. Destaque para a simpatia da garçonete
3. Os maravilhosos pasteis de camarão e siri da Barraca do João. Jucimara sabe o que é bom!!



III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária - pontapé inicial

Estivemos esta semana - Natália e eu - reunidas com a Jucimara e representantes da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia e Secretaria da Agricultura, para conversar sobre a III CNDA, que acontecerá em Salvador, em 2012. Repassamos um pouco da experiência que tivemos com a composição da programação técnica e discutimos os eixos centrais do evento de 2012. A proposta é trabalhar o tema 'Defesa Agropecuária: Responsabilidade Compartilhada'.

Vamo que vamo que 18 meses passam rapidinho!!!

Um evento improvável tendendo a impossível aconteceu

Tá certo que eu conheço muita gente. Tá certo também que eu circulo demais. Mas vamos fazer uma continha rápida...

Suponha:
- Que eu conheça cerca de 5.000 pessoas no Brasil
- Que em 2010 eu tenha dormido 1 noite no hotel Ibis em Salvador
- Que os elevadores do Ibis em Salvador subam (e desçam) 400 vezes por dia

Qual a probabilidade de encontrar uma pessoa brasileira conhecida no elevador do Hotel Ibis em Salvador?

P = (5.000/190.000.000) x (1/335) x (1/400)
P = 0,0000263 x 0,00298 x 0,0025
P = 0,000000000195935

Pois é... parece pouco provável, quase impossível, mas aconteceu!!! Tava subindo pro meu quarto e de repente!! Janisete!!!

Apresento para vcs minhas duas amigas baianas: a Janisete, conhecida dos tempos do Laboratório de Moscas-das-frutas da USP (láááááááá do início da década de 90!)e que agora vive na Bahia e Jucimara, que conheço há pouco tempo mas que é uma irmã de coração.