domingo, 9 de janeiro de 2011

Genealogia + Tecnologia = UAUUUUUUUUUUU


Cresci ouvindo 'Todo Sugayama no Brasil é parente'... e então, no ano 2000, fiz uma pesquisa para testar essa hipótese. Consegui mapear cerca de 300 Sugayamas, todos ligados através de um ancestral comum que é o Sr. Shinzo Sugayama, pai de três senhores que vieram para o Brasil, um deles o meu bisavô Washizo Sugayama. Encontrei também, um ramo que não faz parte dos descendentes do Sr. Shinzo que é a família do Sr. Yutaka Sugayama, que vive em São Paulo. Quando conversei com ele, na época, ele falou que era parente do meu bisavô, mas não soube precisar o grau de parentesco. O nome do avô do Yutaka san é Zenshiro e o nome do meu trisavô é Zenshiro... fico me perguntando - pela similaridade dos nomes - se não seriam irmãos... ou até, quem sabe, a mesma pessoa? Bom, teimosa que sou, encasquetei este ano de encontrar com a Cris Sugayama, filha do Yutaka san, para desvendar este mistério e responder, definitivamente, se a hipótese de que todo Sugayama no Brasil é parente é verdadeira ou não.

Me impressionou, hoje, o quanto a tecnologia avançou em 10 anos. Pra dar uma ideia, em 2000, fiz tudo em powerpoint, um negócio prá lá de trabalhoso e engessado. Agora, 11 anos depois, coloquei a árvore de Sugayama toda num sistema online chamado Mundia (www.mundia.com), que é linkado com o Facebook e que te permite uma série de ferramentas interativas, inclusive a construção compartilhada da árvore. E também vc cruza a tua árvore com a árvore de outros membros da rede, inclui fotos, eventos, notícias da família... muito legal mesmo! Ele consolida também uma lista de membros da família, vc clica no nome e abre todo o detalhamento sobre a pessoa... ele permite também que vc clique no nome da pessoa e gere a linhagem (o pedigree, digamos assim).



Hoje, são 397 pessoas mapeadas, de 6 gerações:

meu tataravô (Shinzo)
meu bisavô (Washizo)
meu avô (Makoto)
meu pai (Mário)
eu
meus filhos, quando e se tiver

O único problema que encontrei é que não tem um link para que as pessoas do mundo todo possam visualizar e consultar a árvore... enfim, é uma versão beta do sistema, quem sabe na versão final eles incluam uma interface aberta, né?

Pena que a qualidade das imagens geradas ficou baixa... bom, quem quiser... só ficar membro do Mundia...

*******************

É, podem dizer que é falta do que fazer... que isso não leva a nada... mas as melhores coisas da vida são assim mesmo... faço pelo prazer de descobrir pessoas, de imaginar como viveram... como eram... talvez seja minha forma de me conectar com meus ancestrais ou, então, comigo mesma...

Um comentário:

Cristina Yuri Sugayama disse...

Aiiii prima, ficou linda a nossa árvore mas não consigo ver no Mundia.

Beijos

Cris