segunda-feira, 30 de maio de 2011

ENFISA 2011 - passando a régua

Avisos finais do ENFISA 2011, enviados aos participantes que cadastraram um e-mail válido na inscrição:

- Os arquivos das apresentações do Curso sobre Agrotóxicos, Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos estão disponíveis na página WWW.enfisa.com.br/nacional . Lembramos que as aulas do curso estão disponíveis em ambiente de aprendizagem virtual, totalmente sem custo.

- A Carta de Campo Grande está disponível em http://files.enfisa.com.br/200001056-53c2e541b5/2011%20Nacional%20Campo%20Grande.pdf

- As propostas oriundas da reunião de CREAs ao ENFISA estão disponíveis em http://files.enfisa.com.br/200001057-6d03c6d5cc/Proposta%20CREA%20ao%20ENFISA.pdf

- As respostas dos OEDSVs às questões encaminhadas pelos profissionais do setor privado estão disponíveis em http://files.enfisa.com.br/200001058-789f378f7b/Encontro%20de%20Registro%20e%20Cadastro.pdf

- As fotos do evento serão postadas na Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária http://inovadefesa.ning.com/profile/ENFISA2011. Gostaríamos de contar com a sua colaboração no sentido de identificar as pessoas que aparecem nas fotos. Para tanto, utilize o recurso de “Comentar” as fotos.

- Está disponível no canal do Enfisa no YouTube uma animação com as fotos do evento de Campo Grande e de todos os eventos regionais de 2009 a 2011: http://www.youtube.com/user/ENFISA2011


domingo, 29 de maio de 2011

De Agrotóxicos a Educação Sanitária

E assim é a vida - a gente sai duma e já entra em outra... terminou o ENFISA quinta e agora na quarta começa o ENESCO, em BH. Bom, mais light para mim que não tenho que sair da minha casa... e também mais light porque, aqui, minha participação é bem menor do que foi no ENFISA ou na Conferência. Mas é sempre aquela sensação gostosa de estar recebendo visitas.

A primeira aluna de mestrado a gente nunca esquece

Quem tem aí seus 40-45 anos deve lembrar da propaganda da Valisere que dizia assim 'o primeiro sutiã a gente nunca esquece'... e assim é com tudo - ou quase tudo - na vida... o primeiro namorado, o primeiro carro, a primeira viagem de avião... o primeiro fora, o primeiro divórcio, a primeira estourada do cartão de crédito rsssssssssss... coisas boas e coisas necessárias... tudo tem uma primeira vez...

Este ano, em fevereiro, tive a alegria de ver minha primeira aluna defendendo o mestrado. Na verdade, ela foi orientada do prof. Evaldo e eu co-orientei. Mas dá na mesma. Já tinha orientado vários alunos de graduação e até um de especialização. Mas mestrado foi a primeira. A Andreza trabalhou com o ácaro hindu, uma espécie exótica descrita na Índia e presente nos países do Arco Norte. Ingressou no Brasil há alguns anos via Roraima e a pergunta que a Andreza buscou responder foi - qual a probabilidade desse ácaro se dispersar para outros estados e qual o grau de risco que ele representa para nossa citricultura?

Claro que vai haver outras orientações... assim como houve outros sutiãs, outros amores inesquecíveis, outros foras, outras estouradas de cartão de crédito... mas esta fica na história como a primeira. E foi bom.

Veja o trabalho completo aqui.




Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!

Quem chega a um evento não tem a noção do quanto trabalho foi feito antes do evento para chegar ao resultado final. São 361 dias trabalhando para que tudo corra bem nos 4 dias do evento. Quanta preparação, quanta conversa, quanta negociação... quantas concessões, quanta conta... ninguém imagina o que há por trás...

Este ano, foi muito especialmente estressante, pelos cortes de recursos do Governo Federal... mas que acabaram sendo compensados pelas parcerias que conseguimos estabelecer e que tornaram o ENFISA de Campo Grande possível. De São Luís para cá, passei muito perrengue e, em vários momentos, cheguei a pensar que o evento simplesmente aconteceria do jeito que desse para ser. Afinal, fazer melhor do que havia sido São Luís parecia um desafio enorme. Mas tudo conspirou, no final, para que o evento saísse redondinho. A Vera foi uma companheira leal, guerreira e que aprendi a admirar pelo comportamento ético, pelo comprometimento, pela dedicação, pelo desprendimento. Foi um prazer enorme conviver com ela. E isso é o que realmente gratifica e esta amizade certamente vai viver por muito tempo. Atribuo boa parte do sucesso do ENFISA 2011 a ela, que movimentou ceus e terras para que tudo saísse perfeito. A gente sente a energia que vem dos participantes. A gente recebe feedback positivo dos realizadores e dos patrocinadores E, aí, me segura, porque a carga emocional é tão forte, mas tão forte que explode nos olhos.

Vera (IAGRO) e eu - abram as portas. Estamos prontas para começar!

Com Vera e Marcus. Marcus é da RITDA e foi a pessoa que bateu nas portas da UCDB. Sem ele, não sei o que teria sido do evento pois a UCDB nos deu tudo - infraestrutura, pessoal, equipamentos, cerimonial... e sempre com o atendimento super carinhoso da Laura, do Maicol, da Adriana e da Luciane. Parceria de verdade.

Jô... o reforço certo na hora certa! Nervos de aço e tudo sob controle na secretaria.

Com Francisco (ADAPI) - organizador do Regional Nordeste 2012 e Du Lino (ADEAL) - organizador do Regional Nordeste 2009. Companheiros há anos nesta caminhada.

Luís Carlos (SEDAP), organizador do Regional Nordeste 2011. Grande coração...

Cleber (Embrapa Gado de Corte), querido amigo do projeto InovaDefesa.

Homenagens na abertura solene. Depois das que estavam no protocolo, Luís Ribeiro (ANDEF) me surpreendeu com uma que não estava na lista. Até aqui, consegui segurar onda. Só não deu quando a Vera chamou à frente para me entregar um presente... da esquerda para a direita: Rangel (CGAA), Luiz Carlos (SEDAP), Luís Carlos (ANDEF), Rita (SEAPA), Vera (IAGRO) e eu.

Pedro Paulo (SFA-PA), da comissão do evento nacional 2008. Uma época muito triste na minha vida, mas durante a qual tive a felicidade de fazer amigos que trago comigo até hoje.

A integração de dois mundos - pessoal da RITDA no ENFISA: Jô, Natália, Andrea, Waquil e Marcos + Henrique e Vera.

Com Vera e os 'Minor Crops' - 12 estudantes escolhidos a dedo pela Rúbia para nos ajudarem na organização do evento. Tiro o chapeu para essa moçada, se pudesse, traria todos para trabalhar comigo.

Zambaldi (CREA-PR), Marcelo (SFA-PR), Chicão (SFA-SC), Breda (CIDASC), Aníbal (SFA-MG) e Matheus (Cidasc) - bom demais estar junto, uma vez por ano, que seja... hoje, se me proibissem de fazer os ENFISAs, minha vida se tornaria tão vazia...


Cláudia (Syngenta), Jussara (INEA, organizadora do Regional Centro Sul 2010), Tosato (Organizador do Nacional 2012), Arilza (INEA), Ester (SEAPA) e Fátima (SEAPA)

Final de evento - com os 'Minor Crops', grupo que trabalhou unido e sempre bem disposto para garantir que tudo acontecesse do jeito que tinha que acontecer durante o evento. Nota 10 prá eles.
Fim de evento... falta muito para Curitiba 2012?

Fim de evento... uma árvore plantada... simbolizando o compromisso de levar adiante os ENFISAs. Quem sabe voltaremos ao campus, para o 36º ENFISA e para ver este ipê florido...

Gracias a la vida, que me ha dado tanto...

Foi pouco tempo lá... e nem deu tempo para fazer nenhum passeio... mas foi o suficiente para descansar a cabeça e desacelerar pois eu saí de uma sequência de três meses massacrantes: de março a maio, foram 3 regionais, um nacional e uma série de outros compromissos no meio do caminho.

Visitei a Catedral Metropolitana em Santa Cruz de la Sierra, gosto de visitar lugares sagrados. Não que seja religiosa, nada disso... mas gosto de dar uma olhadinha e sempre celebrar a vida e a generosidade dela comigo. Quem diria que, em três anos, conseguiria reorganizar a minha vida da forma como aconteceu? Então, eu só posso entrar e sair cantando a música da Mercedes Sosa, que eu adoro... Gracias a la vida, que me ha dado tanto...



A catedral me pareceu extremamente bem preservada e muito limpa. O nome certo é Basílica Menor de San Lorenzo Martir, ela foi construída em meados do século XIX e foi tombada pelo Patrimônio Cultural em 2004. Na torre direita, tem um mirante. A gente sobe 162 degaus em quatro lances e chega até o topo da torre onde está o mecanismo dos relógios. A visão é muito bonita. Como a cidade é plana, dá para ver bem longe.






Só vai debaixo do sol quem quiser

Uma coisa me chamou a atenção na arquitetura de Santa Cruz de la Sierra. E eu nem sou tão ligada em construções assim... lá... todo mundo vai pela sombra... pelo menos na parte que conheci, todas as construções têm marquises... não sei se esse é nome... mas o primeiro andar apoia-se sobre colunas e avança sobre a calçada, formando imensos corredores cobertos. Não tem calçada a ceu aberto quase.

Uma outra coisa... é que as quadras são curtinhas, então fica a sensação de que a gente atravessa rua o dia inteiro...

sábado, 28 de maio de 2011

É na Recova que eu me acabo..

Minhas viagens sempre resultam em pelo menos quatro postagens - a comida, a gente, o artesanato e os lugares... não necessariamente nesta ordem... este, então, é o post sobre o artesanato que encontrei em Santa Cruz de la Sierra. Não consegui discernir o que é original da região e o que vem de outras partes da Bolívia... mas vale registrar o colorido do artesanato boliviano. Desnecessário dizer que uma dúzia de peças, talvez mais, veio parar aqui em BH... três cachecois de lã de baby alpaca para minhas mães, uma chaqueta bordada a mão para Letícia, alguns bichos de cerâmica e madeira, algumas bonecas, uma mandala... um anjinho que é a cara do meu pai... tinha muito artigo em couro - bolsas, cintos, carteiras... e muito artigo de lã de alpaca também.

La Recova, a duas quadras da Plaza 24 de Septiembre. O ponto de compra de artesanato em Santa Cruz de la Sierra.

Na Recova, a gente encontra os artesãos trabalhando... é um ambiente muito agradável.

Tenho a impressão de nunca ter visto tanto presépio na minha vida...

Mais presépio...

Mais presépio...a técnica muda... mas o tema é o mesmo...

E mais presépio! Adorei estes trabalhos em cerâmica e trouxe una pareja para fazer parte da minha coleção de bonecas.

Em casa tinha um boneco desses, que meu pai trouxe de uma das pescarias no pantanal... mas não sei que fim ele levou, só sei que ele deixou de fazer graça na estante de casa há muitos anos...



Cholas, cholas y más cholas

Brasileiro sabe que nosso território já foi habitado por índios. Mas, para nós, é bem fácil esquecer isso. A cultura indígena não está presente no país, mesmo em estados onde eles são numericamente mais abundantes. Por exemplo, quando fui a Roraima... encontrei alguns elementos da cultura indígena esparramados por aí... uma comida, uma música... uma ou outra pessoa com traços indígenas... em Campo Grande, a mesma coisa... a gente sabe que os índios existem, mas não vê.

Agora... em Santa Cruz de la Sierra, e bem diferente. As cholas estão em toda parte - nas esquinas vendendo laranjas, bebidas ou comidas típicas... na porta das igrejas pedindo dinheiro aos turistas... lendo cartas de tarot no meio da rua... são mulheres de aparência rude e sofrida. E que não gostam de ser fotografadas. Isso havia lido... e esta semana comprovei. Uma delas, ao perceber que tirava minha máquina da bolsa, foi logo fazendo um gesto nada amigável. Por esse motivo, minhas fotos trazem cholas de costas rssssssssss



Ler mais sobre os cholos na América Latina: http://en.wikipedia.org/wiki/Cholo

Gemas bolivianas, mais uma aula de Geologia

Não sei de onde vem meu interesse pela Geologia porque, se tem uma coisa que não tem na minha família e no meu círculo de amizades, são geólogos. Mas pensar em Geologia ajuda a manter clara a dimensão da nossa insignificância perante o tempo infinito. Pensar que uma gema pendurada no meu pescoço foi formada há milhões de anos... é, no mínimo, uma forma de celebrar nossa efemeridade e nossa insignificância.
Mas vamos lá... adoro pedras e adoro joias. Então me chamou muito a atenção quando li uma placa numa joalheria em Santa Cruz de la Sierra 'Bolivianita, la gema boliviana'... e dava a entender que era algo exclusivo da Bolívia. Entrei, óbvio. E me encantei com o que vi. A bolivianita é uma mistura de citrino com ametista, também chamada de ametrino. O degradê de amarelo a lilás é incrível e algumas lapidações conseguem efeitos que me prendem a atenção por longo tempo.

Geologicamente falando, a bolivianita surgiu devido a duas forças eletromagnéticas que colidiram. A mina Anahí - única conhecida no mundo - é localizada no pantanal boliviano, a cerca de 30 km da fronteira entre Brasil e Bolívia.

Conta a lenda que as duas cores se uniram como resultado da trágica história de amor entre uma princesa ayoreana (Anahí) e um conquistador alemão (Don Felipe de Urriola y Goitia). O cacique, pai de Anahí, presenteou o casal com uma mina de bolivianita, mas o espanhol só estava interessado em ouro e prata. Quando o casal planejou ir para a Espanha, a tribo decidiu sacrificar Anahí para evitar que ela a abandonasse. Quando ela estava para morrer, nos braços do seu amado, ela deu a ele de presente um colar. Quando ele olhou para a gema de duas cores, entendeu que ela representava o coração de Anahí divivido entre o amor por sua tribo e o amor por seu marido.





E esta é a cruceñita. Infelizmente, não consegui nenhum detalhamento sobre ela na internet. Se você entrar 'cruceñita' no Google, vai encontrar muitas páginas, mas nada a ver com pedras preciosas... É um quartzo verde escuro cortado por um quartzo incolor. Incrível e de tirar o fôlego também. Tem esse nome porque traz as cores da província de Santa Cruz de la Sierra.

Um avestruz solto em Santa Cruz de la Sierra

Sempre me orgulhei do meu estômago de aço. Não sei o que vem a ser a tal da azia nem da má digestão. Queimação? Tampouco. Some-se a isso uma fome infinita de novidade... e o resultado é: toda viagem se transforma numa aventura gastronômica. Mas... eu gosto mesmo é de comer na rua, as coisas que todo mundo come. Gosto de pegar um cardápio e escolher o nome mais esquisito da lista, o tempero mais regional, o que só tem lá. Nesse dia e meio em Santa Cruz de la Sierra andei muito pelo centro da cidade... olhando as pessoas, as construções... e devorando o que aparecesse na minha frente, claro.

Dois pequenos vendedores me oferecendo chicha o mocochinchi.

O da esquerda é chicha. É uma canjica feita com água. A parte líquida, vc bebe, o milho, vc come com colher. O da direita é o mocochinchi. Pêssego seco cozido com muito cravo e canela. Não dá para ver direito, mas tem a 'pepita' dentro do copo, que é justamente o pêssego. Tome todo o líquido e coma a pepita no final.

Empanadas, saborosíssimas!!!!!!!!!

Não sei o nome de nada disso, mas comi praticamente todos... uma chipinha, bananas fritas, bala de rapadura, uns biscoitos de mandioca... en duda? Cómatelos todos.

E se, ao invés de um Contorno, BH tivesse seis?

Belo Horizonte tem uma avenida que faz o contorno no centro da cidade e que, por razões óbvias, se chama Avenida do Contorno. Não sei ao certo, mas alguém me falou que ela tem cerca de 6 km no total. Para minha cabeça cartesiana que pensa tudo em coordenadas e abcissas, é um pouco difícil porque eu nunca sei de que lado da roda eu tenho que entrar. Em também óbvio, é claro que eu sempre entro do lado errado. Agora... imaginem essa dificuldade multiplicada por seis. É. isso existe e não é o inferno. É Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Do avião, à noite, a gente vê os aneis de luz. É bonito para os olhos, mas meu senso de orientação não seria suficiente para garantir minha sobrevivência no local.

Mas foi por pouco tempo e curti muito. Deu para atingir meus objetivos de desacelerar minha cabeça e de ficar muda, calada e em silêncio depois de dois meses muito puxados...

domingo, 22 de maio de 2011

Eu amo programa de índio

Prá mim, programa de índio significa algo super legal! Dei hoje uma voltinha no Mercado Municipal de Campo Grande porque o taxista falou que algumas índias vendem seus produtos ali perto. São três quiosques externos, onde elas vendem palmito, artesanato, frutas, conservas de pimenta e pequi, feijão verde, soluções milagrosas e uma infinidade de artigos preparados por elas. O que me pareceu mais curioso hoje foi o leite de mangaba, que é bom para diabetes e não sei mais quantas doenças. Os etnobotânicos devem ter no Brasil um dos lugares mais ricos para trabalhar. É muito legal escutar essas histórias. Se me fosse dada a chance de escolher entre uma semana na Europa e uma semana numa tribo tradicional... eu certamente escolheria a tribo. Adoro índio, acho que ia adorar fazer todos os programas de índio possíveis e imagináveis, principalmente a cerâmica e assistir aos rituais e festas de celebração da colheita...

Pequi, pimentas e feijão verde
Um dos quiosques, com os palmitos em destaque. Me falaram que tem o doce e o amargo...
O líquido branco é leite de mangaba. Santo remédio para diabetes e outras tantas doenças


Nake'yeye' nóe

Não sei quem foi o gênio que cunhou a expressão "programa de índio" para referir-se a algo enfadonho ou fadado a dar errado. Mas... não que eu seja uma pessoa violenta... muito pelo contrário... mas seria capaz de encher uma pessoa dessa de bolacha... pelo preconceito que a expressão traz subentendido... ou melhor, superentendido... não que eu seja praticante de 'programas de índio', nem indianista, nada disso... só que qualquer manifestação de preconceito ou racismo me deixa braba prá valer.

Estou em Campo Grande e a cidade, em si, não tem muitos elementos de cultura indígena, pelo menos na parte que eu conheço. Mas tem um Museu do Índio e o Memorial de Cultura Indígena... e as índias perto do Mercado Municipal vendendo seus produtos. O Memorial já conhecia. Estive lá em 2007 com a Simone, quando viemos para o Regional de Campo Grande. Na ocasião, comprei um colar com um elemento de palha guarani que, me explicaram, é um símbolo de união de todos os povos indígenas. Lindo isso e tão marcante que até hoje tenho e uso o colar. E tinha dezenas ou centenas dele hoje expostos no Memorial.

A diretora do Memorial explicou hoje que eles vendem mercadorias produzidas por representantes das etnias Terena, Guarani e Kadiweu. Cada uma tem sua identidade e técnica... e como resultado, artesanatos totalmente diferentes uma da outra. Então, para não ser acusada de tratamento discriminatório, comprei um pouco de cada ;0)

Já ia esquecendo - aprendi duas coisinhas em Terena (que é a etnia da diretora do Memorial):

Nake'yeye' nóe - que quer dizer oi, como vai, tudo bem... uma saudação dirigida a um grupo

Ainapoyakoe Sime'evi - agradecemos sua visita


Arte Terena, me encantou esta cerâmica, muito fina.

Arte Guarani - esses 'canudos' de palha simbolizam a união e a harmonia entre todos os povos indígenas. Eles fazem também chaveiros. Tentei comprar 200 para presentear os participantes do ENFISA, mas não tinha...

Arte Kadiweu, índios cavaleiros e que lutaram na II Guerra Mundial.