quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quem não se comunica...

Os amigos dizem que sou fuçada... os inimigos dizem que sou enxerida... em algum lugar no meio do caminho deve estar a verdade... ou as verdades... uma das minhas verdades é que adoro experimentar maneiras diferentes de expressão e comunicação. E a outra é que odeio depender de terceiros para fazer o que tenho vontade de fazer. Movida por essas duas verdades, é que aprendi línguas, redação, diagramação, artesanato, web 2, construção de sites e, mais recentemente, edição de filminhos para YouTube. Não tenho a mínima pretensão de chegar a níveis de qualidade profissional... afinal, trata-se apenas de uma principiante usando um equipamento improvisado para captação de imagens e um software amador de edição de filmes... mas... o mais importante - a mensagem - está aí... plena e claramente comunicada. Afinal, tudo menos me estrumbicar! 

Este é um dos meus chefes, Luís Rangel, dando um depoimento sobre o evento que aconteceu ontem na Embrapa e que discutiu os rumos para o registro de agrotóxicos para culturas de suporte fitossanitário insuficiente... ou minor crops. O tema é de interesse para a pesquisa, produtores, indústria e, acima de tudo, para o consumidor. Afinal, os resultados muitas vezes alarmantes comunicados pela mídia sobre resíduos de defensivos em alimentos de origem vegetal se deve à falta de produtos registrados para essas culturas. Quer saber mais? Veja a superprodução de SF&P*! Para participar de uma discussão técnica sobre este tema, acesse a RITDA


*Sugayama Films & Pictures

Fotos da posse do CFBIO


Discurso de despedida da Maria do Carmo, ex-presidente
Murilo 


Vera Lúcia Maróstica Callegaro



Elizeu Fagundes de Carvalho

Wlademir Tadei

Wlademir Tadei

Celso Sanches

Lúcio Lemos

Diretoria 2011-2013





Alegria contagiante




Rogério Dulio Genari

Geni Cauper

Vera, again


Leonor Costa Maia

Elizeu, vulgo Gilda


Paulo Nogueira Neto, que eu só conhecia de livros... e não sabia que foi o primeiro presidente do CFBIO


Discurso de posse do presidente: "Nós podemos tudo aquilo no que acreditamos"


Por favor, me corrijam caso tenha errado algum nome...

Apresentando meus companheiros de CFBIO


Segue, na íntegra, a notícia elaborada pela Assessoria do CFBIO sobre a sessão de posse que aconteceu domingo... só faltou, na minha opinião, a frase que o Tadei falou no final do discurso de posse dele... e que já foi incorporada ao meu acervo pessoal: "Nós podemos tudo aquilo em que acreditamos".

Sentados, da equerda para a direita: eu, Vera Lúcia Marostica Calegaro (Secretária), Wlademir Tadei (Presidente), Geni Cáuper (Vicepresidente), Rogério Duilio Genari (Tesoureiro), Elizeu Fagundes de Carvalho.
Em pé, da esquerda para a direita; Edson Tadeu Iede, Alessandro Trazzi, Murilo Damato, Marcelo Garcia, Fátima Araújo, Luiz Marcelo de Lima Pinheiro, Olga Yano, Jorge Portella Bezerra, Leonor Costa Maia, Sandra Trufem, Laurindo Dalla Costa, Lúcio Marco de Lemos, Celso Sanchez Pereira



CFBIO tem novo Plenário

Aconteceu neste domingo, dia 23, em Brasília/DF, a Sessão Pública de Posse da nova gestão que irá comandar o Conselho Federal de Biologia – CFBio, de 2011/2015. Participaram da solenidade autoridades, presidentes dos Conselhos Regionais de Biologia - CRBios, representantes de outros conselhos federais, funcionários,  assessores do CFBio e familiares.  

Após declarar empossados os 20 novos conselheiros do CFBio, gestão 2011/2015, a presidente da autarquia de 2007/2011, Maria do Carmo Brandão Teixeira cumprimentou os eleitos e fez seu discurso de despedida, quando reforçou os destaques da gestão.

Em seguida, o primeiro presidente do CFBio, Dr. Paulo Nogueira Neto, falou em nome das autoridades presentes. Nogueira Neto fez um breve relato sobre a história do Conselho, elogiou a atuação da diretoria que entregava a gestão pelos feitos alcançados na defesa da atuação profissional e desejou aos novos conselheiros sucesso e muita atenção na vigília constante quanto à defesa do espaço profissional dos biólogos.

Para a nova diretoria do CFBio período 2011/2013, os conselheiros efetivos empossados elegeram como presidente o professor doutor Wlademir João Tadei; para vice presidente a professora e consultora ambiental Geni Conceição de Barros Cáuper; a pesquisadora Vera Lúcia  Maróstica Callegaro como secretária; e o biólogo empresário Rogério Duílio Genari como tesoureiro. 

Em seu discurso de posse, o presidente Wlademir João Tadei destacou os desafios que o Conselho tem pela frente. Ressalvou a necessidade de trabalhar pela melhor formação acadêmica dos biólogos, atuando de maneira mais próxima junto ao Ministério da Educação no credenciamento, autorização e avaliação dos cursos de Ciências Biológicas. Além de incentivar o desmembramento e criação responsável de novos Conselhos Regionais de Biologia.

“Estamos assumindo a direção do Conselho Federal com sete ex-presidentes de CRBios, ex-diretores e ex-conselheiros de Regionais, com bagagem e conhecimento das demandas e das necessidades profissionais de nossos colegas biólogos”, frisou sobre a composição do novo plenário considerado muito experiente".

Tadei destacou ainda que nos 28 anos de existência do CFBio, os CRBios cresceram em número de regionais e biólogos registrados de maneira bastante atuante. “Buscaremos expandir mais dentro daquilo que nos comprometemos na nossa plataforma eleitoral”. O discurso pautou também a forma como o processo de globalização está afetando e transformando profundamente as relações e as características do mundo, alterando a forma e o meio de absorção dos profissionais. A formação, a capacitação e a atualização são necessárias para que os biólogos façam uso das modernas tecnologias nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção. “O biólogo do século XXI é aquele que saberá relacionar-se com os demais profissionais nas diversas áreas do conhecimento, atuando como pesquisador, formador, e gestor de sua atividade. Este profissional terá uma visão multidisciplinar e de liderança”, conclui o novo presidente do CFBio.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Agora Conselheira Efetiva do CFBIO

No corre-corre, esqueci de registrar... mas fui convidada pelo Edson Iede a participar de uma chapa para para o Conselho Federal de Biologia... a chapa Renovação foi eleita e, agora, estou começando uma trajetória nova num caminho desconhecido para mim que é o trabalho pela classe. Gosto disso. Funções novas, desafios novos. A posse foi no domingo, em Brasília. Além do Iede, tem outra pessoa conhecida na chapa, que e a esposa do prof. Calegaro, meu reitor lá dos tempos de Uergs. Mundinho pequenininho... Fotos? Não deu para tirar...


Acontece no dia 23 de outubro, no Hotel Mercure Brasília Eixo Monumental, a posse dos novos Conselheiros Federais de Biologia, com gestão para o quadriênio outubro de 2011 a outubro de 2015. Parabéns a todos, e que este novo momento seja e pleno de grandes realizações. O CRBio-06 congratula a todos os eleitos.

Resultado da Eleição do CFBio

O CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA – CFBio, através da Coordenadora da Comissão Eleitoral do CFBio, de acordo com o § 5º, do art. 10, da Instrução Eleitoral que Regulamenta o Processo de Eleição e a Posse dos Conselheiros Federais para o mandato do quadriênio outubro de 2011 a outubro de 2015, proclama o resultado da eleição tornando público a quem possa interessar, que foi eleita a Chapa “RenovAção”, no dia 23 de setembro de 2011, com a seguinte composição – Membros Efetivos: Rogério Duílio Genaro – CRBio 25900/07-D; Geni Conceição de Barros Cáuper – CRBio 13063/06-D; Marcelo Garcia – CRBio 10137/06-D; Jorge Portella Bezerra – CRBio 03711/05-D; Regina Lúcia Sugayama – CRBio 034751/04-D; Vera Lúcia Maróstica Callegaro – CRBio 02394/03-D; Fátima Cristina Inácio de Araújo – CRBio 03868/02-D; Elizeu Fagundes de Carvalho – CRBio 12914/02-D; Murilo Damato – CRBio 01040/01-D e Wlademir João Tadei – CRBio 01742/01-D. Membros Suplentes: Edson Tadeu Iede – CRBio 28758/07-D; Luiz Marcelo de Lima Pinheiro – CRBio 30361/06-D; Leonor Costa Maia – CRBio 02962/05-D; Maria Cecília Bello de Lima – CRBio 11672/05-D; Lúcio Marco de Lemos – CRBio 07596/04-D; Laurindo Dalla Costa – CRBio 28760/07-D; Celso Sanchez Pereira – CRBio 24238/02-D; Alessandro Trazzi Pinto – CRBio 21590/02-D; Sandra Farto Botelho Trufem – CRBio 01527/01-D e Olga Yano – CRBio 01335/01-D.

Adrienne de Paiva Fernandes – Coordenadora da Comissão.

(Publicado no DOU, Seção 3, pag. 147, de 27/09/2011).

http://crbio06.gov.br/noticia_det.php?not_id=139

Fechando uma etapa do InovaDefesa

Desde junho de 2008, trabalho para o projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária, coordenado pelo Prof. Evaldo Vilela, da Universidade Federal de Viçosa. Esta e outras tantas falas já saem no automático... como, por exemplo, falar que foi uma demanda do CT-Agro, que o projeto se sustenta em quatro pilares (capacitar, induzir inovação, criar oportunidades para interlocução e pensar estrategicamente), que se trata de projeto estruturador com o objetivo maior de aproximar academia, órgãos de pesquisa, órgãos regulatórios e setor privado, etc etc etc... quem já me viu falar em público certamente ouviu falar uma dessas frases... ou todas. Mas... se o discurso mudasse, isto não seria um projeto com começo, meio e fim. O discurso repetitivo reflete a firmeza de propósito e a coerência do projeto.

E, é claro, projeto é projeto. Tem dia certo de terminar. No caso do InovaDefesa, vamos até maio do ano que vem. Então, os próximos meses serão de conclusão de atividades, elaboração de relatórios, prestação de contas... Na área de inovação, havíamos nos comprometido a realizar dois encontros de inovação este ano... encontros de inovação são sessões nas quais pesquisadores apresentam suas tecnologias a empresas, em áreas que estas considerem prioritárias. A metodologia foi desenvolvida pelo Sistema Mineiro de Inovação.

O primeiro foi em Uberaba, sobre Genética Bovina... mas não pude participar pois estava no Vale do São Francisco... o segundo foi semana passada em Bento, com o pessoal da Embrapa Informática Agropecuária e o pessoal da Embrapa Uva e Vinho. Deu uma mistura interessante (ver release abaixo). 

Muito bom o sabor de ir encerrando etapas e saber que daqui a algum tempo (pouco tempo), meu discurso estará todo no pretérito perfeito... trabalhei, fui, fizemos, induzimos...

Sílvia Massruhá, da Embrapa Informática Agropecuária, coordenou os trabalhos.

Alexandre Hoffman, da Embrapa Uva e Vinho, fez uma excelente palestra sobre impacto das tencologias da Embrapa para o setor de Vitivinicultura.

 Palestra minha sobre a RITDA.

Após apresentarem suas tecnologias, pesquisadores tiveram espaço para conversarem e interagirem com os interessados.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

'Me inclua fora dessa'

Copiei o texto abaixo do facebook da Viviane Almeida...e me orgulho em dizer que não tenho este maldito vício de falar mal do Brasil...pelo contrário... amo este país mais do que qualquer outro país que já conheci... o que significa que, muito provavelmente, passarei o resto dos meus dias por aqui... conheço cada uma das 27 Unidades da Federação... e, acreditem nesta viajante inveterada - todas elas têm sua beleza e isso me faz querer sempre conhecer um pouco mais, ficar um pouco mais...



O que uma escritora Holandesa falou do Brasil

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos..

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9.Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.

Bendita seja, querida pátria chamada

Brasil!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto Maestro + ENFISA = sucesso

Este ano, contratei o Projeto Maestro para desenvolver a identidade visual do ENFISA 2012. Esse projeto é coordenado pelo Bat, velho amigo dos tempos de Vacaria. Funciona assim: uma empresa cadastra a demanda e os designers membros do Projeto recebem o briefing por e-mail. Hoje, são cerca de 300 profissionais cadastrados que optam por submeter ou não uma proposta dentro do prazo que a empresa estipula. 

Recebemos a impressionante marca de 47 propostas, nos mais variados estilos. E, depois de duas rodadas de consulta via RITDA e em reunião da Comissão, chegamos a uma conclusão... feito isso, corri pra desenhar o site do ENFISA 2012 - uma mudança geral de forma e navegação. Entra lá: www.enfisa.com.br

Lieben und arbeiten und essen

Uma vez, escutei alguém dizer que, segundo Freud, as duas habilidades básicas de um ser humano equilibrado são 'lieben' (amar) e 'arbeiten' (trabalhar). Concordo que as duas são importantes e sigo à risca... amo minhas viagens a trabalho pois são oportunidades de experimentar o novo, de conhecer (e amar) novas pessoas... agora... tem uma outra atividade que ele não mencionou que, para mim, é sinônimo de prazer e de saúde: 'essen' (comer). Acho um privilégio, aos 40 anos, poder comer de tudo. Amo ter disposição e interesse em experimentar novos sabores... e... já que estava lá em Boa Vista e com uma companhia que também é chegada nas novidades gastronômicas, lá fomos nós comer comida venezuelana e uma belo peixe filhote com molho de camarão... 


Cheverón y enrollado - muda o tipo de pão, mas o recheio dos dois era o mesmo: carne picadinha com tomate, cebola, alface... tudo super bem temperado!

Minha companheira dos cursos de ARP e sua Brahma Fresh. Não conheço muito de cerveja, mas nunca tinha ouvido falar da Brahma Fresh...

Filhote com molho de camarão. MA-RA-VI-LHO-SO! Veio na tigela de barro e ficou longos minutos borbulhando... quando será que o Carlinhos me chama de novo em Roraima para poder comer estas maravilhas?

ARP-ando em Boa Vista

O legal da vida é a gente circular, conhecer gente e amontoar amigos... e o trabalho que escolhi fazer me permite rodar este Brasil inteiro e fazer amigos nos quatro cantos do país. Agora... o lado ruim do trabalho que escolhi fazer é que as relações de trabalho são circunstanciais. Ou seja, ganho na quantidade mas perco a oportunidade de conviver no dia-a-dia com as pessoas. Com qualquer pessoa, porque cada dia estou num canto do Brasil. Então, aprendi a desfrutar ao máximo os momentos que me são concedidos com qualquer pessoa. Afinal, não sei quando terei a chance de encontrá-la novamente. E, mais ainda, a probabilidade de encontrar alguém novamente é baixa considerando minha constante viajação... 

Conheci o Carlos Terossi, de Roraima, em Macapá, no Enfisa Regional Norte 2010 e, hoje, considero ele um amigo muito querido e um profissional responsável, sério, comprometido. Trabalhar com ele Enfisa Regional Norte 2011 foi muito bom e muito leve... quando vim embora depois do evento dele, fiquei me perguntando se teria, no futuro, alguma outra chance de realizar um trabalho em conjunto. E, então, menos de meio ano depois, veio o convite para ir lá para Roraima de novo, para ministrar curso de ARP e Ameaças Fitossanitárias. O curso foi ministrado na Faculdade Estácio Atual, que ofereceu excelente infraestrutura e serviços para nós.

Fiquei muito feliz pela oportunidade de rever meu amigo, por ter conhecido boa parte da equipe da ADERR e repassado parte do trabalho na área de Sanidade Vegetal que venho desenvolvendo nos últimos anos... Roraima tem sido porta de entrada de pragas quarentenárias a partir da Venezuela e da Guiana. Nos últimos anos, entraram mosca-da-carambola, cochonilha-rosada, ácaro-hindu-dos-citros e ácaro-vermelho-das-palmáceas. E há outras tantas pragas logo ali, virando a esquina, como Orobanche, Striga, monília... o Estado precisa, urgente, de mais atenção e mais recursos para implementar ações de prevenção e combate a pragas, sob o risco de pragas de alto potencial de impacto econômico entrarem e se dispersarem no Brasil.

Foi muito gratificante ver os 20 agrônomos que participaram do curso bastante compenetrado nas aulas teóricas e nos exercícios práticos. Ver pessoas idealistas como o Carlinhos dando seu melhor dentro das condições disponíveis me enche de esperança de que um futuro melhor é possível. Semana que vem, lá vou eu de novo botar o pé na estrada para ministrar o curso em Manaus, interagindo com a equipe da Codesav e fazendo novos amigos.












domingo, 9 de outubro de 2011

ENFISA - Mãos à obra!

Enfisa é que nem escola de samba... escola já sai da avenida planejando o desfile do ano que vem... de agosto a setembro, passei visitando os estados sede dos quatro eventos do ano que vem... e, esta semana, nos reunimos todos em Brasília para tomar alguams decisões de ordem técnica e apresentar a infraestrutura contratada. Veio todo mundo, exceto a Diva. Agora, é arregaçar as mangas e executar o projeto.


Da esquerda para a direita: Alvaro Inácio (CGAA), Alessandra D'Castro (CODESAV), Diogo Mrozinski (SEAPA), Fábio Kagi (AENDA), Francisco Assis Filho (ADAPI), Henrique Mazotini (ANDAV), Erika Mangili (CGAA), Marcelo Bressan (SFA-PR), Luís Rangel (CGAA), JoãoTosato (SEAB), Fernando Marini (SINDAG), Luís Ribeiro (ANDEF) e Paulo Ely (INPEV).

Começando a vida com todo o gás

No dia 5 de outubro, completei 40 anos e, desde então, tenho dito que, se soubesse que chegar aos 40 era tão bom, teria vindo mais cedo. Quando paro e comparo o que era a minha vida aos 30 e o que é a vida aos 40, não sinto saudade, não sinto nostalgia... sinto, apenas, que passar pelos 30 foi uma etapa necessária para chegar aos 40. É claro que houve alegrias nos inta... muitas. Muitíssimas. Claro que houve sonhos. Mas foi um período conturbado e de incertezas. A fisiologia mudando, as responsabilidades surgindo, um casamento, muita dúvida sobre o que realmente importa na vida. O grande aprendizado dos 30, sem dúvida, foi a morte, a consciência de que nada dura para sempre e que, apesar disso, a caminhada continua.

Aos 40, conheço meus limites. Parei de dar murro em ponta de faca. Parei de entrar em bola dividida. Parei de perder tempo com o que não tem importância. Aos 40, me dou conta de que metade da vida já passou... ou mais que isso, talvez... já me acostumei com as responsabilidades e elas não assustam mais como assustavam aos 30. Aos 40, já aprendi a voar sozinho e já aprendi a viver cada momento com qualidade. E, sobretudo, já aprendi a diferença entre estar com alguém que precisa da gente e estar com alguém que curte a companhia da gente. E, asseguro, a segunda opção é infinitamente melhor.

Minha felicidade em chegar aos 40 tem a ver, também, com o fato de que sempre desejei ser velha. Diferente da maior parte das pessoas, a velhice não me assusta, pelo contrário... me seduz. A velhice, para mim, é aquela época da vida em que a gente colhe os frutos de tudo o que semeou ao longo da vida. O fato é que venho treinando para ser velha já faz tempo. Até porque não adianta a gente fugir dela... mais cedo ou mais tarde ela vem pra todo mundo mesmo...

Entro nos enta com todo o gás e muito confiante. E grisalha. Tá, tá, tá... todo mundo ri quando digo que estou grisalha, não vamos discutir isso. Agradeço a todos pelo carinho, pela amizade, pela confiança. Espero que possamos todos participar da minha festa de saída dos enta, em 4 de outubro de 2071.

sábado, 1 de outubro de 2011

De moradora a ex-moradora a turista... a vida mudou

Durante os anos em que morei em Vacaria, fui muitas vezes a Bento Gonçalves... funcionava tudo meio que como partes de um mesmo sistema... Bento - Caxias - Vacaria... e, quando a gente vai muitas vezes para o mesmo lugar, perde a visão para o que há de belo, de pitoresco... Saí de lá em 2008 e tinha retornado para Vacaria em 2009 e para Bento em abril de 2011... e tudo me parecia muito familiar ainda... ainda era uma ex-moradora... mas... desta vez... Bento me pareceu tão pitoresca com sua colonização italiana, uma igreja que eu nunca tinha notado... me senti turista num lugar que já chamei de casa... achei demais as pessoas com seu sotaque característico... me encantei com o show na cantina do Dall'Onder... com o lago na Embrapa... tendo ido lá tantas vezes, como é que eu nunca tinha visto este lago antes? Bom demais olhar com olhos de turista o lugar que a gente já chamou de casa. Como diz a camiseta que fiz com a Lu, 'Eu Mudei!'

Show italiano na cantina do hotel Dall'Onder.

Lago na Embrapa Uva e Vinho... cheguei a perguntar se ele já existia em 2008... e a resposta foi 'já'...

Igreja de São Bento e Monumento ao Imigrante... nunca tinha visto também!